Monitorias

Da Natureza e Finalidades

Você cursou e foi aprovado(a) em uma disciplina? Gostaria de se aprofundar nos assuntos abordados? Gostaria de aplicar seu aprendizado auxiliando colegas que irão cursar essa mesma disciplina? Então você deve cogitar realizar a atividade de monitoria.

Isso porque durante a atividade de monitoria você poderá conhecer novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática, bem como a integração curricular em diferentes aspectos. Um dos principais objetivos da monitoria é promover a cooperação mútua entre discentes e docentes, permitindo a todos(as) discentes a experimentação e aprendizagem de diferentes atividades associadas que permitem uma melhor formação acadêmica e os primeiros contatos com a docência.

Em termos curriculares, a monitoria é classificada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) como Atividade Integradora de Formação – Modalidade de Orientação Individual, com carga horária de 30 h e registrada no histórico escolar como atividade eletiva (módulo livre), que poderá ser repetida por mais de uma vez em uma mesma disciplina.

 

Das Inscrições

A atividade de Monitoria é ofertada semestralmente pelos(as) docentes responsáveis pelas disciplinas atendidas por monitores.

Para se inscrever, você deverá procurar o(a) professor(a) responsável pela disciplina que você cursou e tem interesse de ser monitor(a), para se informar se haverá a seleção de monitores, quando esta ocorrerá e quais os critérios serão utilizados para a seleção dos(as) interessados(as).

 

Leia mais em: www.deg.unb.br/monitoria


Extensão

Extensão Universitária é a comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação.

A Extensão engloba experiências de popularização da ciência, e realiza atividades que favorecem a construção de caminhos que podem contribuir no enfrentamento de problemas e questões sociais. Exercidas como direito social, as práticas extensionistas primam pelo respeito à diversidade cultural e têm como eixo o encontro entre os saberes acadêmicos e os saberes espontâneos.

 

Saiba mais em: www.dex.unb.br/